domingo, 1 de abril de 2012

Resenha de O Herói Perdido, Rick Riordan


 Boa noite, Galera!
 O Herói Perdido
Primeiramente, quero agradecer ao grande número de visitas aí pro Sagas Marcantes, me sinto muito honrado em ver que estão gostando das minhas resenhas e o trabalho que faço aqui no blog... E peço que se puderem deixar alguns comentários, ficarei ainda mais feliz!
Mas, agora vamos a resenha.
Herói Perdido não é o melhor trabalho de Rick Riordan, mas não posso desprezar o talento e o alto nível de criatividade desse maravilhoso autor que vem conquistando milhões de fãs pelo mundo nos últimos anos... Comparado com o tempo que demorava pra ler antigamente, em minha melhor época- Na qual era extremamente viciado em livros, ainda mais do que sou hoje- cheguei a demorar um pouco( Mais precisamente, três dias, se me lembro bem), porém, não foi porque achei o livro chato ou algo parecido, simplesmente pelo motivo de eu estar estudando bastante e estar fazendo um curso preparatório pro IME e estado com pouco tempo livre.
Deixando de lado fatos irrelevantes, vou finalmente dar minha opinião quanto o primeiro livro da série. Como eu comentei em outras resenhas, o que vou falar agora talvez seja por ultimamente eu não ter conseguido mergulhar nas histórias como fazia antes, mas, como os últimos livros que li, não achei aquela coisa que te prende do início ao fim. Maaas, é claro e nem tão novidade para todos os fãs que o estilo do Rick não deixa ninguém abandonar o livro antes de terminá-lo ou simplesmente demorar no máximo uma semana para lê-lo.
O destaque do livro foi a narrativa, que melhorou demais comparado com os da série Percy Jackson e os Olimpianos( Não que a desta seja ruim, só que um pouco infantil e demonstra a falta de experiência do Riordan, mas é inevitável comparações) É claro que Percy, Annabeth- aparece muito pouco e não tem grande importância nas missões dos novos personagens- e Grover fazem muita falta, mas o ideal é esquecer, ou tentar, porque o desenrolar dos fatos não deixa isso acontecer, dos antigos heróis e focar nos inéditos, que não deixam a desejar e cumprem com eficiência surpreendente seus papéis na história.
Minha impressão inicial era que o autor quisesse com O Herói Perdido apenas prolongar o sucesso da saga anterior. Não mudo de opinião, só que agora que conheço o livro a fundo, consegui fazer uma análise mais profunda e vejo que realmente este tem um belo enredo, boas cenas de luta e ótimas revelações ao longo do livro. Rick consegue fazer dos Heróis do Olimpo uma série independente, e ao mesmo tempo entrelaçada com a outra, o que torna tudo muito interessante.
Só tenho uma pequena crítica quanto ao romance de Jason e Piper, que enrolou, enrolou e não foi desenvolvido muito bem. E a personalidade de ambos personagens mencionados também ficou no zero a zero, não arrancando emoção ou suspiros do leitor. Mas são detalhes que não interferem ou atrapalham na minha opinião sobre o livro e creio que serão devidamente consertados na continuação, O Filho de Netuno.
Meu personagem favorito foi Léo Valdez, talvez por ser meu xará(Não pelo sobrenome né, rs) ou também pelo fato de que me identifiquei bastante com ele.( E nem porque ele é filho de um deus ou tem poderes sobre o fogo e muito hábil com máquinas, ou qualquer coisa parecida), sem falar que ele participou ou foi responsável pela melhores passagens da história, com seu bom humor, imaginação e rapidez para resolver os problemas. Thalia também teve boa participação, mas apareceu pouco e achei até melhor para não misturar muito PJ&O e Os Heróis do Olimpo, se é isso que isso é possível depois do maravilhoso final do livro.
E antes que me esqueça de falar sobre o último capítulo, vou resumi-lo em apenas uma palavra: Perfeito. Nada melhor do que a revelação feita sobre os ''inimigos'' do Acampamento Meio-Sangue nas últimas páginas. Foi o que definitivamente me deixou MUITO ansioso para O Filho de Netuno, e se prestaram atenção no que eu escrevi, vão relacionar o nome do novo livro com os acontecimentos que mencionei...
Enfim, extremamente recomendado para quem procura uma história leve, descontraída e de leitura muito ágil e muito envolvente( Eu sei que disse lá em cima que não me prendeu como os outros livros, mas isso apenas comparado com os da PJ&O). Fora a inclusão de parte da mitologia romana, que deu um toque muito especial para o livro.

Nota 8. Terminei dia 23\03\2012.

Sinopse - O Herói Perdido - Os Heróis do Olimpo - Livro Um - Rick Riordan Depois de salvar o Olimpo do maligno titã Cronos, Percy Jackson e seus amigos trabalharam duro para reconstruir seu mais querido refúgio, o Acampamento Meio-Sangue. É lá que a próxima geração de semideuses terá de se preparar para enfrentar uma nova e aterrorizante profecia. Uma mensagem que pode se referir a qualquer um deles: "Sete meios-sangues responderão ao chamado. Em tempestade ou fogo, o mundo terá acabado. Um juramento a manter com um alento final, E inimigos com armas às Portas da Morte afinal." Os campistas seguirão firmes na inevitável jornada, mas, para sobreviver, precisarão contar com a ajuda de alguns heróis, digamos, um pouco mais experientes — semideuses dos quais todos já ouvimos falar... e muito.

P.s: Esta foi minha última postagem no blog, estou abandonando o Sagas Marcantes.


P.S 2: Heeeeeeeeey mentirinha básica de primeiro de abril, uhuhu feliz resto do dia da mentira pra todo mundo!
Por Leonardo Vieira

Um comentário:

  1. Oi ..

    Estou com esse livro aqui na minha estante, mas até hoje não o li, rs.
    Já dei uma olhada no 1º capítulo e parece ser bem legal.

    Ótima resenha!

    João Victor – Amigo do Livro
    • Administrador/Dono
    http://www.amigodolivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Sagas Marcantes!Espero que curta o blog e viaje no mundo das Sagas literárias!